Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2005 - 12h07

Roma fecha aeroportos e posiciona mil atiradores de elite

Publicidade

da France Presse, em Roma

As autoridades italianas fecharam nesta quinta-feira o segundo aeroporto romano, proibindo o tráfego na cidade a partir da meia-noite local (19h em Brasília). O governo italiano também posicionou mil atiradores de elite para garantir a segurança dos 200 líderes e diplomatas que começaram a chegar a Roma para os funerais de João Paulo 2º, nesta sexta-feira.

Numa decisão sem precedentes, o tráfego ficará proibido em Roma e seus arredores a partir das 2h locais (21h de Brasília) até as 18h (13h de Brasília) desta sexta-feira.

O aeroporto de Ciampino, o segundo da cidade, permanecerá fechado até a meia-noite desta sexta-feira [a Itália está cinco horas à frente do horário brasileiro]. Segundo as autoridades da aviação nacional, o tráfego do Fiumicino, o principal aeroporto, foi reduzido em 30% devido ao fechamento do espaço aéreo de Roma.

As autoridades italianas pediram às delegações que irão ao funeral, previsto para começar às 10h locais (5h de Brasília), que evitem aterrissar entre 6h e 9h (entre 1h e 4h de Brasília) para não provocar o colapso do tráfego aéreo.

Os pequenos aviões privados estão proibidos de voar desde ontem --a suspensão seguirá até a tarde de sábado. O objetivo é facilitar a partida de algumas delegações que participarão do funeral do papa amanhã. Apenas os helicópteros continuam sobrevoando o Vaticano, onde milhares de pessoas permanecem esperando até 20 horas na fila para dar seu último adeus ao papa.

Polícia e soldados trabalham sem pausas para controlar a multidão. Também foram distribuídas na região unidades com cães adestrados para fazer a detecção de explosivos.

Leia mais
  • Papa pensou em renunciar ao cargo em 2000, diz documento
  • Ouça relato do enviado da Folha Online sobre "invasão polonesa" em Roma

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página