Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2005 - 13h46

Cansados, fiéis que viram o papa deixam fila com sensação de "missão cumprida"

Publicidade

RICARDO FELTRIN
Enviado especial da Folha Online a Roma

Após esperarem até 10 horas na fila para ver o corpo do papa João Paulo 2, fiéis deixavam a basílica de São Pedro na manhã desta quinta-feira aparentando muito cansaço e, ao mesmo tempo, realização pessoal. Para eles, as olheiras e as pernas que doíam não eram maiores que a sensação de "missão cumprida".

O grupo de poloneses Kate Rodak, 19, Marcin Szostak, 23, e Maciej Zamarlik, 21, saíram da catedral abraçados. Tinham viajado cerca de 17 horas de carro desde Varsóvia (capital da Polônia).

Eles disseram ter esperado mais de cinco horas para dar o adeus definitivo ao conterrâneo Karol Wojtyla, o papa João Paulo 2º.

"Ele está morto, mas não posso deixar de sentir felicidade por tudo que ele representou para o mundo e, principalmente, para a Polônia", disse.

O médico Charles "Chuck" Alfano, 57, disse ter chegado ao Vaticano no domingo. Afirmou que, durante dois dias, hesitou em entrar na fila --tal o seu tamanho. Norte-americano de Connecticut, católico praticante, Chuck afirma que só decidiu fazer isso na madrugada de hoje, e passou oito horas esperando a vez de entrar na basílica.

"Foram oito horas que eu usei para pensar em Deus, João Paulo e na minha vida. Estou morto de cansaço, mas feliz", disse.

Por sua vez, o suíço Charles Lorenceau, 23, estudante de economia e radicado em Roma ha três anos, disse à Folha Online que chegou a entrar na fila três vezes, em diferentes momentos, mas que sempre desistiu.

Hoje, Lorenceau voltou pela manha, teve a sorte de pegar um momento com menos fieis e passou "só quatro" horas. "Foram apenas dois segundos diante de João Paulo, mas foi um sonho. Agora espero que o próximo papa seja brasileiro", diz o suíço, que namora (por e-mail) uma brasileira, Clarice, de Porto Alegre.

Decepção

Nem só alegria emanava dos fiéis que passaram a noite na fila para ver João Paulo 2, que morreu aos 84 anos no último sábado. Os estudantes e namorados poloneses Ágata Marozas, 20, e Piotr Konalski, 21, andaram 25 horas num ônibus de Varsóvia a Roma, passaram mais cinco horas na fila durante madrugada, mas desistiram.

Os dois disseram ter se sentido mal durante a noite, e que pioraram pela manhã. Por volta das 11h, pálidos e carregando enormes mochilas, os dois decidiram "acampar em algum lugar de Roma" e esperar pelo enterro do papa amanha. "Ele (João Paulo 2) sabe que nos fizemos tudo que podíamos", disse Ágata, conformada.

Leia mais
  • Funeral do papa deve ter duração de três horas
  • Papa pensou em renunciar ao cargo em 2000, diz documento
  • Ouça relato do enviado da Folha Online sobre "invasão polonesa" em Roma

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página