Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2005 - 15h35

Alfaiate papal exibe solidéu que João Paulo 2º nunca usou

Publicidade

da Folha Online

A alfaiataria que prestou serviços a João Paulo 2º por 26 anos prestou uma homenagem ao papa exibindo na vitrine de sua loja um solidéu branco que o sumo pontífice nunca teve a oportunidade de usar.

Colocado sobre um peço de seda vermelha, o solidéu era o único item exibido na vitrine da alfaiataria "Ditta A. Gammarelli", uma loja pequena e antiga no centro de Roma.

Plinio Lepri/AP Photo
Alfaiataria do papa presta homenagem
"Pensamos, como um tributo fúnebre ao papa, em apresentar uma vitrine bem minimalista e não exibir mais nenhum item além do seu solidéu branco", disse Filippo Gammarelli, uma das três pessoas da família que toca a loja.

Fora da alfaiataria, a bandeira do amarela e branca do Vaticano estava hasteada a meio-pau, em mais um sinal do luto pelo papa em que estão os donos da loja.

João Paulo 2º morreu no sábado (2), aos 84 anos. O funeral do papa será realizado amanhã (8). A cerimônia acontecerá na praça São Pedro. Segundo Gammarelli, o papa preferia roupas mais leves, "talvez por ser polonês e, portanto, porque estava acostumado a um clima frio". "O papa era bem fácil de agradar", acrescentou.

A alfaiataria já está preparando as roupas para o próximo papa, com três conjuntos de vestimentas (pequeno, médio e grande) que serão enviados ao Vaticano.

Os Gammarelli começaram a confeccionar roupas para o próximo papa ontem e devem estar com tudo pronto até o dia 18, quando começará o conclave (reunião de cardeais que escolherá o novo pontífice).

Os trajes para o novo papa devem estar prontos até o dia 18, quando começar o conclave (reunião de cardeais que escolherá o novo sumo pontífice). Três dos quatro alfaiates que trabalham na loja estão costurando em ritmo acelerado para cumprir o prazo e ter prontas as vestimentas papais, todas feitas à mão.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Papa pensou em renunciar ao cargo em 2000, diz documento
  • Ouça relato do enviado da Folha Online sobre "invasão polonesa" em Roma

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre a Cracóvia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página