Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2005 - 04h45

Corpo do papa já foi colocado em caixão em pré-cerimônia fúnebre

Publicidade

da Folha Online

O corpo do papa João Paulo 2º, morto no último sábado (2), já foi colocado no caixão em que será enterrado nesta sexta-feira, durante uma pré-cerimônia fúnebre na basílica de São Pedro, no Vaticano. As cerimônias fúnebres finais do papa terão início às 10h (5h de Brasília).

Mais de 200 chefes de Estado e de governo e autoridades de todo o mundo participam nesta sexta-feira das últimas cerimônias. Um plano de segurança sem precedentes [cerca de 10 mil homens] foi montado em Roma, capital Italiana, para garantir a segurança e dar assistência aos cerca de 4 milhões de peregrinos que lotam as ruas do Vaticano desde a morte do sumo pontífice.

O caixão do papa foi fechado na presença de um grupo de cardeais, entre eles o camerlendo [líder interino do vaticano], o espanhol Eduardo Martínez Somalo, e o secretário particular do papa, Stanislaw Dziwisz. Pela primeira vez na história da Igreja Católica, o rosto de um papa morto foi coberto com um véu branco de seda.

A missa antes do enterro do papa terá duração de três horas e será presidida pelo cardeal alemão Joseph Ratzinger, e celebrada com cardeais.

Após a missa, o corpo do sumo pontífice será enterrado diretamente sob a terra, abaixo de uma lápide de mármore branco na cripta da basílica de São Pedro, no mesmo lugar onde ficou o corpo do papa João 23 (1958-63)até sua beatificação, em 2000.

As portas da basílica de São Pedro foram fechadas à visitação pública pouco depois das 22h (17 de Brasília) desta quinta-feira. Até o momento, não há números oficiais sobre o total de fiéis que passaram pela basílica para se despedir do sumo pontífice, mas peregrinos chegaram a esperar até 20 horas na fila.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Funeral do papa deve ter duração de três horas
  • Papa pensou em renunciar ao cargo em 2000, diz documento
  • Ouça relato do enviado da Folha Online sobre "invasão polonesa" em Roma

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página