Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2005 - 09h12

Funeral de papa João Paulo 2º pára Roma

Publicidade

da Folha Online

Ao menos 600 mil pessoas estavam nos arredores da praça São Pedro para acompanhar a última missa antes do enterro de João Paulo 2º nesta sexta-feira. A celebração parou a cidade de Roma: a cidade amanheceu em silêncio, com suas lojas fechadas e as ruas, vazias.

Nenhum serviço público da cidade funcionou nesta sexta-feira, assim como as escolas. Veículos particulares foram proibidos de rodar pela cidade durante todo o dia, como parte das medidas de segurança tomadas para o funeral do papa.

Em Roma, só era possível ouvir o barulho dos helicópteros que sobrevoam o céu da cidade --outra das medidas de segurança adotadas pela prefeitura.

No centro da cidade, não havia sinal dos ônibus públicos, geralmente lotados a essa hora da manhã. A rota foi desviada da região central, para deixar todas as vias livres às delegações oficiais dos mais de 200 líderes mundiais que foram a Roma para acompanhar o enterro.

As pessoas que trabalham perto do Vaticano tiveram que enfrentar uma multidão nos últimos dias, que se concentrou na região desde a noite da segunda-feira (4) para ver pela última vez João Paulo 2º.

Em todos esses dias, as ruas ficaram lotadas de pessoas que acampavam em meio à via pública muitas vezes, e a prefeitura chegou a recolher, na madrugada desta quinta-feira, mais de 30 toneladas de lixo das vias públicas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Fiéis chamam João Paulo 2º de santo durante missa
  • Vaticano terá nove dias de missas pelo papa

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja galeria de imagens do papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página