Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2005 - 10h04

Após missa pelo papa, peregrinos tentam deixar Roma

Publicidade

RICARDO FELTRIN
Enviado especial da Folha Online a Roma

Com todas as ruas fechadas para o trânsito de carros --até as 18h horas desta sexta-feira (13h de Brasília)--, centenas de milhares de peregrinos começaram a deixar Roma após a missa póstuma em homenagem ao papa João Paulo 2º, realizada nesta manhã.

A polícia italiana montou um esquema especial para facilitar o fluxo de fiéis que lotam as principais avenidas no entorno do Vaticano. As pontes que dão acesso do Vaticano ao centro de Roma foram totalmente tomadas pelo peregrinos, que caminham em direção às saídas da cidade, às estações de metrô e de trem e ao aeroporto.

Em todo o trajeto, grupos imensos de fiéis param em praças como a Navona [onde fica a embaixada brasileira], que se tornaram pontos para almoço e para descanso antes de os peregrinos seguirem para as suas cidades. A maioria do comércio de Roma está fechado, exceto restaurantes e bares.

A prefeitura de Roma reforçou o transporte público e aumentou o número de ônibus e de trens-- especialmente a linha A, Batistini, a mais próxima do Vaticano.

Missa

Aproximadamente 600 mil pessoas assistiram à missa campal celebrada à frente da basílica de São Pedro em homenagem ao papa João Paulo 2º. A missa de corpo presente foi conduzida pelo cardeal alemão Joseph Ratzinger, um dos favoritos para suceder João Paulo 2º.

A cerimônia fúnebre começou às 10h15 (5h15 em Brasília), 15 minutos após o corpo de João Paulo 2º, dentro de uma urna, ser carregado para fora da basílica, onde foi velado desde a última segunda-feira. Pelo menos 1 milhão de católicos passaram diante da laje onde o corpo ficou exposto durante quatro dias sob a cúpula da catedral.

Leia mais
  • Fiéis chamam João Paulo 2º de santo durante missa
  • Vaticano terá nove dias de missas pelo papa

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja galeria de imagens do papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página