Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2005 - 15h05

População de Roma dobrou na semana do funeral do papa, diz prefeito

Publicidade

da Folha Online

O prefeito de Roma, Walter Veltroni, disse neste sábado que a população da cidade dobrou durante a semana que antecedeu o funeral do papa João Paulo 2º.

Segundo a agência de notícias Associated Press, o número de visitantes chegou a 2,6 milhões, sendo que policiais italianos fizeram a previsão de 4 milhões de fiéis.

"A cidade recebeu aqueles que vinham de fora, e ainda permitiu que muitas pessoas do local continuassem normalmente com suas vidas", afirmou Veltroni.

Na opinião do governante, nunca houve um evento com tantas pessoas de partes diferentes do mundo. As declarações foram feitas durante uma entrevista coletiva, em que ele falou sobre os desafios relacionados ao funeral.

O prefeito também anunciou que a praça onde foi realizada, em 2000, a Jornada Mundial da Juventude, durante o Jubileu, receberá o nome de João Paulo 2º.

Cerca de 1,3 milhão de fiéis passaram em frente ao corpo do sumo pontífice, na basílica de São Pedro. A média, afirmou Veltroni, era de 20 mil pessoas por hora.

Os números divulgados pelo ministro do Interior, Giuseppe Pisanu, foram diferentes: 1,4 milhão e 21 mil por hora, lembra a Associated Press.

A cidade ofereceu gratuitamente 3 milhões de garrafas d'água aos fiéis que esperavam na fila --com até 5 km de comprimento-- para ver o papa. Nos piores casos, as pessoas demoraram até 24 horas para passar em frente ao corpo. A média de espera na fila foi de 13 horas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Ouça relato do enviado da Folha Online sobre Roma depois do funeral
  • Entenda como será a sucessão do papa
  • Saiba tudo sobre a duração da eleição do novo papa
  • Além de fumaça branca, novo papa será anunciado com sinos

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página