Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2005 - 11h55

Vaticano começa a contar supostos milagres do papa, diz jornal italiano

Publicidade

da Folha Online

O Vaticano começou a levantar supostos casos de milagres de João Paulo 2º provavelmente para fundamentar a abertura de um processo de beatificação do papa, que morreu no último dia 2 e foi enterrado na sexta-feira passada (8) sob os gritos de "santo, santo, santo" pela multidão na praça de São Pedro.

Segundo o jornal italiano "La Stampa", o Vaticano abriu um relatório para registrar casos de curas ocorridas graças à intercessão de João Paulo 2º.

De acordo com a publicação, o secretário pessoal de João Paulo 2º, o polonês Stanislaw Dziwisz, teria presenciado um milagre realizado pelo papa, o que é um dos passos fundamentais para torná-lo santo.

O suposto milagre teria acontecido em 1998, mas Dziwisz só comentou o assunto com um amigo há três anos e apenas agora a notícia chegou à imprensa.

Segundo o "La Stampa", um americano judeu, que sofria de câncer e foi desenganado pelos médicos por causa de um tumor no cérebro, teria recebido a comunhão das mãos do papa e se curado. A identidade do homem não foi revelada.

Não é o primeiro caso de suposto milagre atribuído a João Paulo 2º. Já se noticiou que, no México, um jovem garante que em 1990 recebeu a benção papal e paulatinamente se curou de leucemia.

Além disso, uma religiosa colombiana, a irmã Ofelia Trespalacios, garante que a benção recebida do papa, há 20 anos em Roma, a curou de uma doença no ouvido que os médicos diagnosticaram como "incurável".

O surgimento dessas notícias fez o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls, declarar, ontem, que só o próximo papa, a ser escolhido no conclave, poderá decidir se João Paulo 2º deve ser beatificado ou santificado.

A reunião dos cardeais está prevista para começar no próximo dia 18. Ontem, foi anunciado que eles estão agora proibidos de falar com a imprensa.

No passado, os santos eram proclamados por aclamação do povo, mas desde o século 16 a canonização passa pela Congregação da Causa dos Santos, que estuda detalhadamente os casos e os submete a severas provas científicas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Erramos:Vaticano começa a contar supostos milagres do papa, diz jornal italiano
  • Secretário particular de João Paulo 2º abandona Vaticano
  • Vaticano decreta silêncio total até final do conclave
  • Desfalcado de 2 cardeais, conclave vai reunir agora 115 votos
  • Após enterro do papa, atenções se voltam para a sucessão

    Especial
  • Leia mais na especial sobre a sucessão no Vaticano
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página