Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2005 - 15h55

Cardeal acusado de acobertar pedofilia reza missa em memória do papa

Publicidade

da France Presse, em Washington

Militantes americanos pretendem promover um ato nesta segunda-feira, em Roma, para protestar contra o cardeal americano Bernard Law, acusado de ter tentado acobertar o escândalos dos padres pedófilos e que, no entanto, vai celebrar uma missa em memória do papa João Paulo 2º.

Esses militantes vão distribuir panfletos na entrada da igreja onde será realizada a missa, informou Barbara Plaine, porta-voz de uma associação de vítimas de sacerdotes pedófilos, conhecida pela sigla "Snap".

"Estamos decepcionados com o fato de que Bernard Law presida uma missa. É como colocar sal nas feridas das vítimas", afirmou.

O cardeal Law, ex-arcebispo de Boston, vai celebrar uma das nove missas previstas pelo ritual católico após a morte de um papa.

A Igreja Católica americana sofreu um cataclismo durante o pontificado de João Paulo 2º pelo escândalos dos padres pedófilos.

O caso explodiu no início de 2002, quando o cardeal Law, então arcebispo de Boston, reconheceu que havia protegido o padre Paul Shaney, apesar das inúmeras provas existentes de que ele abusou sexualmente de vários menores.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o cardeal Bernard Law
  • Leia mais na especial sobre a sucessão no Vaticano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página