Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2000 - 10h00

Pesquisa dá liderança a Gore em corrida presidencial nos EUA

Publicidade

da Reuters
em Washington

O candidato democrata à Presidência dos EUA, Al Gore, abriu sete pontos percentuais de vantagem sobre seu adversário, o republicano George W. Bush, segundo uma pesquisa da Reuters/Zogby divulgada hoje.

A pesquisa, realizada com 1.005 pessoas que disseram que votariam na eleição do dia 7 de novembro, colocou Gore em primeiro lugar com 46% das intenções de voto contra 39% para Bush.

O candidato do Partido Verde, Ralph Nader, conseguiu 4% das intenções de voto e Pat Buchanan, do Partido da Reforma, ficou com 1%.

Na semana passada, o candidato democrata, atual vice-presidente norte-americano, liderava com seis pontos percentuais de vantagem. A pesquisa possui margem de erro de 3,2%.

Gore conseguiu equilibrar a disputa com Bush no eleitorado masculino e manteve sua vantagem no eleitorado feminino.

O resultado da pesquisa, aliás, mostrou-se similar ao da eleição de 1996, vencida por Bill Clinton. Naquele ano, o democrata liderava por 16 pontos percentuais a corrida entre o eleitorado feminino e estava atrás 1 ponto entre os homens, na disputa contra o republicano Bob Dole.

"Gore melhorou seu desempenho no eleitorado masculino e entre os eleitores independentes (sem filiação partidária)", disse John Zogby, responsável pela pesquisa.

O vice-presidente também havia crescido entre o eleitorado branco, ficando atrás de Bush por apenas quatro pontos. Entre os negros e os hispânicos, Gore mantém uma vantagem folgada.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.

    Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

    Leia mais notícias da Reuters na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página