Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2005 - 07h56

3 milhões visitaram Roma desde a morte de João Paulo 2º

Publicidade

da France Presse, no Vaticano

Mais de 3 milhões de peregrinos visitaram Roma desde a morte do papa João Paulo 2º, entre 2 e 8 de abril, segundo dados divulgados pelo Vaticano.

Mais de 1,1 milhão de pessoas assistiram ao funeral de 8 de abril e 69 delegações estrangeiras estiveram presentes na praça São Pedro.

Quase 500 mil fiéis assistiram à missa fúnebre na praça São Pedro e na Via da Conciliação. Outros 600 mil acompanharam a cerimônia através de telões instalados em pontos estratégicos de Roma.

De acordo com o Vaticano, 21 mil pessoas entraram por hora na basílica de São Pedro para visitar a capela onde estava o sumo pontífice, uma média de 350 pessoas por minuto.

Os fiéis tiveram que esperar 13 horas, na média, na fila para observar o corpo do sumo pontífice. No entanto, em alguns casos a espera chegou a 24 horas.

No total, 137 redes de televisão de 81 países exibiram as exéquias de João Paulo 2º ao vivo, informou o Centro Televisivo Vaticano, que autoriza o uso das imagens. A televisão oficial da Santa Sé anunciou que transmitirá ao vivo para todo o planeta na próxima segunda-feira (18) a missa "Pró-elegendo pontífice", com a qual se inicia oficialmente o conclave [reunião de cardeais para a escolha do novo papa].

Um fato único na história e que denota as profundas mudanças feitas pela Igreja Católica nos últimos anos, é a disposição em transmitir ao vivo pela televisão as imagens dos cardeais e seus assistentes antes da reunião na capela Sistina para eleger o próximo sumo pontífice.

Mais de 6.000 jornalistas, fotógrafos e câmeras estão credenciados na Santa Sé para cobrir o evento. O site do Vaticano já foi visitado por 1,3 milhão de pessoas. Em alguns momentos foram registrados 54 acessos ao mesmo tempo.

Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia mais na especial sobre a sucessão no Vaticano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página