Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2005 - 12h14

Para "El País", d. Cláudio Hummes é o cardeal da mídia

Publicidade

da Folha Online

O jornal espanhol destaca em sua edição de hoje o perfil do cardeal metropolitano de São Paulo, dom Cláudio Hummes. Segundo o jornal, nenhum outro cardeal se parece tanto com João Paulo 2º no aspecto midiático.

"Esse franciscano grisalho, com uma poderosa bagagem de especialista em filosofia, ecumenismo e lutas operárias, utilizou com maestria e profusão a rádio e a televisão para potencializar sua mensagem pastoral, desde a diocese de São Paulo".

De acordo com o jornal, padres cantores e especialistas em técnicas de telecomunicações "fazem fortuna" à sombra do arcebispo, que em sua época "flertou com a teologia da libertação".

"Mas isso é história. Os anos, as responsabilidades e a experiência direta dos danos causados por essa ideologia cristã combativa nas bases católicas brasileiras centraram o arcebispo de São Paulo até convertê-lo num moderado social-democrata", escreve o jornal.

Para o jornal, Hummes conjuga em sua personalidade muitas qualidades que seriam úteis caso seja eleito papa.

"Provavelmente nele se fundem as duas culturas fundamentais do catolicismo, a européia e a latino-americana. É também, contra todos os prognósticos, um candidato severo em questões de moral sexual, talvez em contraposição ao relaxamento dos costumes que impera no Brasil nesse campo", escreve o jornal.

O "El País" lembra que o arcebispo de São Paulo declarou-se diversas vezes contrário ao uso da camisinha.

Para o jornal, o alinhamento de Dom Cláudio com as teses do papa polonês contaram em sua ascensão na carreira eclesiástica.

O "El País" afirma que o "candidato brasileiro" também tem seus "inimigos" no conclave. "Principalmente os setores imobilistas, que desconfiam dele e o consideram capaz de uma virada à esquerda quando chegar o momento".

Especial
  • Leia mais na especial sobre a sucessão no Vaticano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página