Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2005 - 19h03

Harvard repreende professor por falta de crédito em livro

Publicidade

da Folha Online

A Universidade Harvard repreendeu o professor de direito Laurence H. Tribe por ele não ter dado crédito corretamente ao trabalho de outro professor em um livro publicado há duas décadas.

O presidente da universidade, Lawrence Summers, e a decana da Escola de Direito, Elena Kagan, disseram ter concluído que o erro de Tribe não foi intencional após analisar o relatório de investigação elaborado pelo ex-presidente Derek Bok e outros dois acadêmicos.

A investigação foi mostrada pela revista The Weekly Standard que apontou similaridades, incluindo uma passagem exata de 19 palavras, entre o livro de Tribe, de 1985, "God Save This Honorable Court" ["Deus Salve esta honrada corte", em tradução livre] e o livro de Henry J. Abraham da Universidade da Virginia, de 1974, "Justices and Presidents" ["Juízes e Presidentes", em tradução livre].

Tribe, que representou o democrata Al Gore na polêmica contagem dos votos de 2000 à Presidência dos Estados Unidos, reconheceu o erro, pediu desculpas públicas e enviou uma carta para Abraham.

O livro não continha notas de rodapé, apesar de mencionar o livro de Abraham na bibliografia.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Erramos: Harvard repreende professor por falta de crédito em livro

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Universidade Harvard
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página