Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2000 - 15h31

Democratas nomeiam oficialmente Hillary candidata ao Senado

Publicidade

da Reuters
em Nova York

Hillary Rodham Clinton foi nomeada oficialmente candidata do Partido Democrata ao Senado pelo Estado de Nova York (Costa Leste dos EUA),tornando-se a única primeira-dama do país a participar de uma eleição.

Hillary derrotou com facilidade o cirurgião Mark McMahon, um político desconhecido que concorreu nas primárias do partido com seu próprio dinheiro. Rick Lazio, oponente da primeira-dama na corrida ao Senado, foi o único pré-candidato nas primárias do Partido Republicano.

Foi a primeira vez que a mulher de um presidente norte-americano recebeu votos em uma convenção partidária. Apesar da importância histórica do fato, dirigentes democratas afirmaram que o comparecimento às urnas foi baixo. Hillary liderou a disputa com folga.

A primeira-dama e Lazio devem debater pela primeira vez hoje, em Buffalo, Nova York.

Duas pesquisas divulgadas ontem mostravam Hillary com uma pequena vantagem sobre Lazio. Segundo a Universidade Quinnipiac, que entrevistou 803 potenciais eleitores, a primeira-dama teria 49% dos votos contra 44% para o republicano. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Uma pesquisa da Universidade Marista com 516 potenciais eleitores colocou a democrata à frente com 48% das intenções de voto, contra 46% para Lazio. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.

    Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página