Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2005 - 15h47

Porta-voz do Vaticano diz que eleição do papa "foi rápida"

Publicidade

da Folha Online

O porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls, fez as primeiras declarações sobre o novo papa Bento 16 --o cardeal alemão Joseph Ratzinger, eleito pelo conclave nesta terça-feira-- à rede de TV Rai, segundo a agência de notícias Ansa.

Ele afirmou que o conclave e a eleição do novo papa ocorreram com "total rapidez".

Questionado se a primeira viagem do novo papa seria à Colônia, Alemanha, para cumprir o último compromisso de João Paulo 2º, que iria visitar o país em agosto, Navarro-Valls disse que não podia, ainda, confirmar a informação.

Segundo a Ansa, o porta-voz sorria, e demonstrou sua satisfação pelo cardeal alemão.

O decano dos cardeais --conhecido por suas posições conservadoras-- foi considerado o "braço direito" de João Paulo 2º nas questões doutrinárias e deve dar continuidade aos trabalhos de internacionalização e rigidez moral do pontificado anterior.

Durante os últimos anos de João Paulo 2º, Ratzinger cuidou de muitas das funções do sumo pontífice como líder da Igreja Católica. Ele e João Paulo 2º foram chamados de "colegas intelectuais" --Ratzinger, a exemplo do papa, tem pontos de vista conservadores sobre temas como o controle da natalidade, diálogo entre as religiões, casamento gay e feminismo.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais na especial sobre o novo papa
  • Leia o que já foi publicado sobre sucessão do papa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página