Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2005 - 16h30

Líderes mundiais reafirmam laços com igreja após eleição do papa

Publicidade

da Folha Online

Líderes políticos de todo o mundo receberam positivamente a eleição do cardeal alemão Joseph Ratzinger --que adotou o nome de Bento 16-- como novo líder da Igreja Católica, e reafirmaram os laços com a Santa Sé.

Veja alguns comentários:

George W. Bush - presidente dos Estados Unidos

"Felicitamos a Bento 16", afirmou Bush, acompanhado de sua mulher Laura Bush, no regresso à Casa Branca nesta terça-feira. "É um homem de uma grande sabedoria e cultura, é um servidor de Deus".

Bush também afirmou que o sermão pronunciado pelo novo papa durante o enterro de João Paulo 2º "emocionou nossos corações e de milhões de pessoas."

Gerhard Schröder - chanceler alemão

"É uma grande honra para todo o país que o papa Bento 16 seja alemão. Hoje, foi escolhido um papa como nenhum outro. Ele é um grande teólogo, e um notável sucessor para o papa João Paulo 2º."

Kofi Annan --secretário-geral da ONU

"O secretário-geral congratula Sua Santidade Bento 16 na sua assunção ao papado. Sua Santidade traz uma grande experiência a esse ofício. a ONU e a Santa Sé dividem um grande compromisso com a paz, justiça social, dignidade humana, e respeito mútuo entre as diferentes religiões."

Jacques Chirac -- presidente da França

"Eu envio ao papa Bento 16 minhas congratulações e sinceros bons votos pela missão que foi confiada a ele de guiar a Igreja Católica. A França, fiel a sua história e aos princípios que guiam suas ações, vai prosseguir com o diálogo sempre mantido com a Santa Sé, principalmente em temas como paz, justiça, solidariedade e dignidade do homem."

José Luis Rodríguez Zapatero - primeiro-ministro espanhol

Que o papa Bento 16 "receba em nome do governo espanhol e o povo da Espanha nossas congratulações por sua eleição como sumo pontífice da Igreja Católica, e os meus melhores votos ao pontificado iniciado hoje.

Também quero manifestar o desejo do governo espanhol em manter os laços históricos entre a Espanha e a Santa Sé, e a cooperação com Sua Santidade durante seu pontificado."

Isaac Herzog - ministro israelense da Habitação

"O tempo irá dizer o quanto está comprometido com seu predecessor na melhoria das relações com os judeus. As posições do novo papa a esse respeito não são muito conhecidas, e teremos que esperar e acompanhar o seu desenvolvimento."

Com agências internacionais

Leia mais
  • Escolha de Ratzinger é recebida com frieza na Alemanha
  • Bispos da Argentina "aplaudem" eleição de alemão, diz jornal

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o novo papa
  • Leia o que já foi publicado sobre sucessão do papa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página