Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2005 - 16h57

Veja a cronologia da eleição do papa Bento 16

Publicidade

da Folha Online

Após o anúncio da eleição do novo papa, Bento 16, com fumaça branca e repicar de sinos, o mundo tomou conhecimento do resultado da votação do colégio de cardeais. Veja abaixo as etapas mais importantes da escolha do alemão Joseph Ratzinger para o cargo de líder da Igreja Católica:

- 18 de abril, 9h57 (4h57 em Brasília): Com a entrada dos cardeais na basílica de São Pedro, começa a missa para a escolha do papa.

- 18 de abril, 16h30 (11h30 em Brasília): Os 115 eleitores do sumo pontífice se recolhem com uma procissão até a capela Sistina, onde os religiosos se mantêm em um rigoroso isolamento para proceder o escrutínio.

- 18 de abril, 17h25 (12h25 em Brasília): Após a leitura da expressão em latim extra omnes (todos fora), aqueles que não são eleitores deixam a histórica capela, cuja porta é mantida fechada.

- 18 de abril, 20h04 (15h04 em Brasília): A chaminé da capela Sistina solta fumaça. Na praça São Pedro, o sentimento é de confusão. Milhares de pessoas festejam acreditando tratar-se de fumaça branca [que simboliza a escolha de um papa]. Até mesmo a mídia italiana noticia erroneamente o resultado do conclave. Enquanto isso, percebe-se que a fumaça é indiscutivelmente preta, e que o novo papa ainda não foi eleito.

- 19 de abril, 9h (4h em Brasília): Os cardeais reúnem-se novamente a portas fechadas na capela Sistina. Pela manhã, acontecem duas votações.

- 19 de abril, 11h50 (6h50 em Brasília): Sai novamente uma fumaça preta da chaminé da capela. O sinal mostra que, após um total de três votações, ainda não há um nome consensual. Após o almoço, estão previstas outras duas votações.

- 19 de abril, 15h51 (10h51 em Brasília): Os cardeais dirigem-se novamente à capela Sistina, onde acontecerão novas votações.

- 19 de abril, 17h50 (12h50 em Brasília): Com a saída de fumaça branca da chaminé [que mais uma vez causou confusão na interpretação popular], a escolha do papa é comunicada ao mundo. Pouco tempo depois, dobram os sinos do Vaticano confirmando a decisão do colégio de cardeais. Milhares de fiéis e turistas se reúnem na praça São Pedro para comemorar a notícia.

Leia mais
  • Primeira viagem de Bento 16 deve ser à Alemanha
  • Confira as manchetes dos principais sites sobre a escolha do novo papa

    Especial
  • Leia mais na especial sobre Bento 16
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página