Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2005 - 16h38

Novo presidente do Equador tem especialidade em cardiologia

Publicidade

da Folha Online

Eleito vice-presidente do Equador, Alfredo Palácio, 66, assumiu hoje a presidência do país no lugar de Lucio Gutiérrez, destituído do cargo pelo Congresso.

Palácio é médico formado pela Universidade de Guayaquil, especializado em cirurgia cardíaca nos Estados Unidos. Ele iniciou sua carreira política como ministro da Saúde, cargo ocupado entre 1994 e 1996 no governo do presidente Sixto Duran Ballen.

O atual presidente equatoriano é diretor do Instituto Nacional de Cardiologia Alfredo Palácio (Incap) desde 1980. Na faculdade de medicina da Universidade de Guayaquil, é professor de cardiologia desde 1989 e professor de saúde pública desde 2001.

Em 2003, o então ministro equatoriano da Saúde, Francisco Andino, anunciou sua renúncia por discordar de Alfredo Palácio. Eles não concordavam sobre o destino de US$ 1 milhão que seria usado em um programa de vacinação.

Em 2004, Palácio visitou o Brasil para conhecer melhor o Sistema Único de Saúde (SUS). A intenção era usá-lo como modelo no Equador.

Palácio já publicou cinco trabalhos sobre medicina e cardiologia e escreveu artigos para revistas especializadas. Ocupou o cargo de presidente da Comunidade Científica Equatoriana e também foi articulista de ciência do jornal "El Universo".

Com agências internacionais

Leia mais
  • Congresso destitui presidente do Equador
  • Vice-presidente faz juramento e assume o governo
  • Equador surgiu após colapso da Grande Colômbia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Lucio Gutiérrez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página