Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2005 - 13h22

Polônia planeja construir instituto em homenagem a João Paulo 2º

Publicidade

da Folha Online

O governo da cidade de Varsóvia, capital da Polônia, planeja construir um instituto em homenagem ao papa João Paulo 2º (morto no dia 2 deste mês), para preservar e difundir seus ensinamentos.

O instituto deverá ser construído no mesmo local onde o papa polonês realizou uma missa campal em 1979, a praça Pilsudski. Cerca de um milhão de pessoas desafiaram o governo comunista e se reuniram para assistir a celebração.

O prefeito de Varsóvia, Lech Kaczynski, disse ao jornal polonês "Gazeta Wyborcza" que, para sediar o instituto, pretende reconstruir o palácio Saski, que foi destruído pelos alemães em 1944.

"O palácio Saski, reconstruído, será um edifício de grande prestígio", disse Kaczynski, segundo o diário polonês. "Será o lugar ideal para o Instituto do Pensamento de João Paulo 2º."

A praça se tornou local de peregrinação durante o tempo em que João Paulo 2º esteve doente e após sua morte.

Não foram divulgados oficialmente detalhes sobre a reconstrução do prédio nem sobre quanto tempo poderia levar, mas funcionários municipais disseram que o custo poderia chegar a 400 milhões de zlotys (R$ 317 milhões) para a recuperação do palácio e de outros dois edifícios.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página