Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/04/2005 - 19h19

Manifestação reúne mais de 100 mil nas ruas do México

Publicidade

da France Presse, na cidade do México

Um contingente estimado em mais de 100 mil pessoas se concentrou na capital mexicana neste domingo para protestar contra o afastamento do prefeito da cidade do México, Andrés Manuel López Obrador.

No último dia 7, a Câmara dos Deputados mexicana aprovou a perda da imunidade e o afastamento de Obrador devido a uma ação penal que corre contra o prefeito.

A Procuradoria Federal acusa o prefeito de abuso de autoridade e desacato, por não cumprir várias decisões judiciais determinando a paralisação de obras na capital mexicana entre 2002 e 2003.

A denominada "Marcha do Silêncio" percorreu a principal artéria do centro da cidade, "el Paseo de la Reforma", até Zócalo, a praça principal.

Ante a multidão que lotou a praça, cuja capacidade máxima é de 150 mil pessoas, López Obrador anunciou que na segunda-feira vai voltar à prefeitura.

Ficaram de fora da praça várias centenas de milhares de pessoas, algumas que chegaram de ônibus de distintos pontos do país. Segundo os organizadores da manifestação, convocada pelo prefeito e pelo PRD (Partido da Revolução Democrática, uma legenda de esquerda), assistiram a manifestação entre 1 milhão e 1,2 milhão de pessoas.

A Secretaria de Segurança Pública, vinculada ao governo federal, afirmou em um comunicado que havia 120 mil pessoas na praça.

Os manifestantes carregavam panfletos com frases de apoio a López Obrador e contra o presidente mexicano Vicente Fox, que acusam de encabeçar um complô para deixar o prefeito de fora das eleições presidenciais de 2006.

Leia mais
  • Erramos: "Manifestação reúne mais de 100 mil em ruas do México"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o prefeito López Obrador.

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página