Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2005 - 07h27

Epidemia de febre causou 280 mortes em Angola

Publicidade

da France Presse, em Luanda

A epidemia de febre hemorrágica causada pelo vírus Marburg já provocou a morte de 280 pessoas em Angola, segundo um novo balanço do ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Deste total, 269 mortes aconteceram na província de Uige (norte), epicentro da epidemia. Desde outubro de 2004 foram registrados 313 casos.

O vice-ministro angolano da Saúde, José Van Dunem, relatou o caso de uma mulher que contaminou os membros de sua família depois de ter comparecido ao funeral de um parente vitimado pelo Marburg.

"Fomos no domingo ao povoado de Ngombe, no município de Bungu, 150 km ao nordeste de Uige, onde nos informaram do caso de uma mulher chamada Joana que foi ao funeral de um parente morto pelo Marburg em Uige. Em seu retorno a Ngombe, contaminou os outros 12 membros de sua família e todos faleceram", disse.

A epidemia, que explodiu em outubro do ano passado, se concentra em Uige, norte do país, onde as equipes médicas estão trabalhando na identificação do vírus.

A febre Marburg --causada por um vírus da mesma família do Ebola-- pode matar uma pessoa saudável em uma semana. A doença causa diarréia e vômitos seguidos de hemorragias internas, e não pode ser tratada com nenhum medicamento.

Leia mais
  • Entenda o vírus Marburg, que mata pessoas em Angola

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o vírus Marburg
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página