Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2005 - 19h21

Mesmo enfraquecido, Tony Blair deve conseguir 3º mandato histórico

Publicidade

da France Presse, em Londres

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que completa 52 anos amanhã, conseguiu nesta quinta-feira um terceiro mandato consecutivo, após a vitória do Partido Trabalhista nas eleições legislativas, de acordo com as primeiras pesquisas de boca-de-urna divulgadas pelas redes BBC e ITV.

O Partido Trabalhista teria conseguido uma maioria absoluta de 66 cadeiras na Câmara dos Comuns, bem menos do que as 161 conquistadas nas eleições passadas, em 2001. Segundo estimativas dos principais partidos, os trabalhistas tiveram 37% dos votos, o Partido Conservador, de Michael Howard, 33%, e o Partido Liberal Democrata, de Charles Kennedy, 22%.

Apesar de seu enfraquecimento político, a vitória fez Blair entrar para a história do Reino Unido como primeiro chefe de governo trabalhista eleito para três mandatos consecutivos.

Nascido em 1953, na cidade de Edimburgo, Escócia, Anthony Charles Lynton Blair, que chefia o Partido Trabalhista desde 1994, iguala, assim, o recorde da premiê conservadora Margaret Thatcher (1979-1990), que governou o Reino Unido por 11 anos.

Em 1997, Blair já havia estabelecido um recorde, ao se tornar o primeiro-ministro mais jovem da história do Reino Unido, depois do conservador Robert Jenkinson, eleito premiê em 1812. Ajudado por seu carisma, Blair voltou a obter uma maioria absoluta para os trabalhistas em 2001.

Estas primeiras estimativas indicariam que a controvérsia envolvendo a intervenção britânica no Iraque --que colocou o líder trabalhista na defesa durante as últimas semanas da campanha eleitoral-- influenciaram no resultado mais do que as conquistas econômicas obtidas por Blair e seu ministro das Finanças, Gordon Brown.

Especial
  • Leia mais na especial sobre as eleições no Reino Unido
  • Enquete: a Guerra do Iraque pode afetar o Partido Trabalhista
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições britânicas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página