Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2005 - 22h38

Conservadores reconhecem vitória dos trabalhistas no Reino Unido

Publicidade

da France Presse, em Londres

Ex-ministro da Defesa do governo do conservador John Major, Michael Portillo reconheceu a vitória do Partido Trabalhista, mas chamou a atenção para a pequena maioria que o partido deve abocanhar nestas eleições.

"É um resultado assombroso para os trabalhistas. Devem conseguir 150 cadeiras a mais do que os conservadores. Sua maioria deve ser de 66 assentos", disse Portillo, de forma irônica.

A maioria do alcançada pelo governo Blair na Câmara dos Comuns será de apenas 66 cadeiras, contra as 161 do mandato anterior, de acordo com estimativas da BBC e da rede de televisão ITV.

Margareth Thatcher obteve três mandatos consecutivos em seus 11 anos de governo (1979-1990). Se Blair cumprir seu mandato de cinco anos, vai superar o recorde da conservadora.

Já para Liam Fox, segundo do Partido Conservador, atrás de Michael Howard, seu grupo continua tendo "uma montanha para escalar" no campo eleitoral britânico.

Pesquisas de boca-de-urna divulgadas pela BBC e ITV sobre as eleições legislativas de hoje no Reino Unido mostram uma apertada vitória para os trabalhistas, com 37% dos votos; contra os 33% do Partido Conservador, de Michael Howard; e os 22% do Partido Liberal Democrata, de Charles Kennedy.

Especial
  • Leia mais na especial sobre as eleições no Reino Unido
  • Enquete: a Guerra do Iraque pode afetar o Partido Trabalhista
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições britânicas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página