Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2005 - 11h14

Bento 16 faz discurso dogmático e saúda fiéis em português

Publicidade

da Folha Online

O papa Bento 16 saudou fiéis em português pela primeira vez nesta quarta-feira, antes de iniciar sua terceira audiência geral. Em seu discurso, o papa manteve o tom dogmático usado por seu antecessor, João Paulo 2º, e comparou a força da bondade de Deus à influência maligna de Satanás.

"O diabo ainda trabalha no mundo, espalhando uma energia maligna, mas Deus é juiz final na História", disse o papa a cerca de 17 mil pessoas que se aglomeraram na praça São Pedro, no Vaticano.

11.mai.2005/Reuters
O papa Bento 16, no Vaticano
Além de saudar os fiéis em português antes de dar início à audiência, o papa fez um resumo de seu discurso em italiano em outros cinco idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês e polonês, segundo informações do jornal "Corriere della Sera".

"Deus não é diferente ante às questões humanas e através delas [Ele] penetra para realizar suas obras', afirmou. A intervenção de Deus na história humana 'é um sinal para a conversão de todos os povos da terra", acrescentou.

Bento 16 também afirmou que "a história não é desordenada e sem significado", e "não depende de poderes obscuros, da causalidade ou de decisões humanas".

O sumo pontífice citou ainda o Concílio Vaticano 2º, que "convida o crente a reconhecer a ação divina que se esconde na História".

Novamente, o papa pediu a todos os católicos que "construam uma sociedade inspirada nos valores cristãos", em um momento em que muitos países da Europa tomam medidas contrárias aos princípios da Igreja Católica, como as autorizações de união a casais homossexuais e a regulamentação da fecundação artificial.

Agenda

Bento 16 segue cumprindo os compromissos de seu predecessor, João Paulo 2º: aparece duas vezes por semana aos fiéis, mas suas palavras são mais de caráter doutrinário do que sobre temas da atualidade.

No próximo domingo, o novo papa ordenará 21 sacerdotes na basílica de São Pedro, e em 26 de maio ele retorna a catedral de São João do Latrão, para liderar uma procissão até a basílica romana de Santa Maria Maior.

Em 29 de maio próximo, Bento 16 viaja a Bari (sul da Itália) para participar do congresso eucarístico italiano.

Selo

Os primeiros selos do Vaticano com a imagem do novo papa vão começar a ser vendidos a partir de 24 de maio próximo.

Os selos terão três valores diferentes: 45 centavos, 62 centavos e 80 centavos de euro. Neles o papa vai aparecer vestido em trajes vermelhos, brancos e amarelos.

No mês passado, quando o Vaticano lançou o selo da Sede Vacante, demarcando o período entre a morte de um papa e ascensão de outro líder da igreja, centenas de milhares de selos foram vendidos rapidamente.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Papa Bento 16 nomeia bispo para diocese em Minas Gerais

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o novo papa
  • Leia o que já foi publicado sobre o novo papa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página