Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2005 - 09h37

Blair promete acelerar reformas no terceiro mandato

Publicidade

da Folha Online

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, fez sua primeira entrevista coletiva após a vitória nas eleições gerais na última semana, nas quais garantiu sua permanência no cargo de chefe de governo do Reino Unido e prometeu acelerar reformas políticas e econômicas.

Ele afirmou que o Partido Trabalhista (maioria governista) iria "aprofundar as mudanças e acelerar as reformas". Blair evitou fazer qualquer comentário sobre o tempo em que permanecerá como primeiro-ministro.

"Acho que o país quer nos ver em ação agora", disse. Desde sua vitória, enfrenta grande pressão de renúncia em favor do ministro das Finanças, Gordon Brown (também trabalhista).

14.jul.2004/AP
Tony Blair, primeiro-ministro do Reino Unido
A plataforma de governo do Partido Trabalhista de Blair, anunciada antes das eleições, envolve uma grande reforma econômica para garantir o crescimento do Reino Unido, e a queda dos índices de inflação --que tem meta fixada para 2%-- e diminuição das taxas de desemprego.

O terrorismo também é uma das grandes preocupações do próximo governo britânico. O partido de Blair quer introduzir o uso de cartões de identidade compulsórios, o que poderia "afastar" os terroristas.

Irã

Blair também disse que o Irã deve sofrer sanções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), caso reinicie as atividades de seu programa nuclear.

"Vamos apoiar qualquer ação do Conselho de Segurança, caso o Irã não cumpra com suas obrigações", afirmou.

Após semanas de ameaças, o governo iraniano confirmou nesta quinta-feira que irá notificar a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre a intenção de reiniciar o as atividades da usina de Isfahan, que faz a conversão de urânio.

O Reino Unido, mais França e Alemanha, estão negociando a interrupção total do programa nuclear iraniano, em troca de cooperação financeira e tecnológica.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais na especial sobre as eleições no Reino Unido
  • Leia o que já foi publicado sobre Tony Blair
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições britânicas
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa nuclear iraniano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página