Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2005 - 08h44

Bento 16 nomeia americano para dirigir congregação doutrinária

Publicidade

da France Presse, na Cidade do Vaticano
da Folha Online

O arcebispo americano de San Francisco, William Joseph Levada, 68, foi nomeado pelo papa Bento 16 para dirigir a Congregação para a Doutrina da Fé [voz da ortodoxia católica], anunciou o Vaticano nesta sexta-feira.

San Francisco é conhecida nos Estados Unidos como a "capital gay da América".

Levada sucede o próprio Bento 16, que deixou o cargo após ser eleito sumo pontífice, em 19 de abril último, depois de ter ficado no comando da instituição por 23 anos.

A Congregação para a Doutrina da Fé, responsável por proteger o dogma católico e a ortodoxia doutrinária, era anteriormente conhecida como Tribunal da Santa Inquisição.

O prefeito da congregação tradicionalmente é um cardeal, o que significa que Levada deve ser elevado a cardeal quando Bento 16 nomear os novos "príncipes" da igreja, no final deste ano.

Levada é arcebispo de São Francisco desde 1995. Ele trabalhou na Congregação para a Doutrina da Fé no Vaticano, de 1976 a 1982, e fez parte da equipe de trabalho de Bento 16, então cardeal Joseph Ratzinger.

O arcebispo trabalhou com Ratzinger na criação de um novo Catecismo para a Igreja Católica no início da década de 90, e é muito conhecido como teólogo.

Como o mais antigo membro do clero em São Francisco, o arcebispo teve que lidar com algumas questões que desafiam o papel da igreja. Ele liderou várias campanhas contra a aprovação de uma lei que liberava o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia.

Especial
  • Leia mais na especial sobre o novo papa
  • Leia o que já foi publicado sobre o novo papa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página