Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/05/2005 - 08h35

Partido oficializa candidatura de Angela Merkel à chancelaria alemã

Publicidade

da France Presse, em Berlim
da Folha Online

A presidente da União Democrata Cristã da Alemanha (CDU), Angela Merkel, 50, foi designada nesta segunda-feira em Berlim a candidata à chancelaria [cargo equivalente ao de primeiro-ministro] alemã para as eleições legislativas federais que devem ocorrer em setembro deste ano, informaram fontes ligadas aos conservadores.

Ela vai concorrer com o atual chanceler alemão Gerhard Schröder. Analistas consideram que Merkel líder da União Democrata-Cristã (UDC), partido de oposição alemão-- é bem menos crítica que o atual chanceler em vários assuntos, principalmente na política externa americana.

De orientação protestante e filha de um ministro alemão, Merkel pode ser uma forte candidata nas eleições. A oposição já aparece na frente em pesquisas de intenção de voto realizadas no país.

O presidente do partido aliado União Social Cristã da Baviera (CSU), Edmund Stoiber, propôs a candidatura de Merkel em uma reunião dos diretórios dos dois partidos na capital alemã.

Em caso de vitória da CDU e da CSU nas eleições, como prevêem as pesquisas mais recentes, Angela Merkel, proveniente da Alemanha Oriental, será a primeira mulher a chegar à chancelaria da Alemanha.

Nas eleições de 2002, a líder da CDU aceitou a candidatura do presidente da CSU, Edmund Stoiber, ao posto de chanceler, que foi conquistado pelo social-democrata Gerhard Schröder mediante um acordo de coalizão com os Verdes.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Gerhard Schröder
  • Leia o que já foi publicado sobre Angela Merkel
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página