Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2000 - 22h42

Analistas políticos afirmam que Al Gore se aproxima da vitória

Publicidade

da AP
em Washington

O candidato democrata à Presidência dos EUA, Al Gore, se aproxima dos 270 votos eleitorais que necessita para conquistar chegar à Casa Branca, segundo um estudo realizado pela "Associated Press". O estudo indica que o vice-presidente está ganhando impulso nos Estados mais disputados graças aos erros de seu rival, o candidato republicano George W. Bush, e à crescente preferência do público pelas políticas propostas por Gore.

Em vários pontos do país, os republicanos manifestaram frustração pela campanha de seu candidato. Segundo eles, em geral as pessoas simpatizam com George W. Bush, mas se perguntam se ele seria a pessoa adequada para o cargo. Foi o que comentou Craig Berkman, ex-chefe do partido no Estado de Oregon. Berkman afirmou que Bush precisa responder claramente a essa pergunta nos três debates com Gore. O primeiro será em 3 de outubro, em Boston.

Gore tem feito progressos crescentes frente a Bush desde o Dia do Trabalho (que se celebrou nos Estados Unidos em 4 de setembro). Nesse dia, uma pesquisa revelou que 14 Estados e o Distrito de Columbia estavam a favor de Gore. Outros 22 se inclinavam por Bush, o que deixava a disputa concentrada nos Estados do meio-oeste: Michigan, Missouri, Ohio, Wisconsin e Pensilvânia.

"Quanto mais se prolongar a campanha sem uma mudança a favor de Bush, mais difícil será encontrar um motivo para que essa reviravolta se produza", afirmou Dave Rohde, professor de Ciências Políticas da Universidade Estatal de Michigan.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página