Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2005 - 10h00

Sobe para nove total de mortos em terremoto no Chile

Publicidade

da Folha Online

Subiu para nove o total de mortos no terremoto que atingiu o Chile na noite desta segunda-feira. O tremor, de 7,9 graus na escala Richter, foi sentido também no Brasil [em São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Paraná], além de Peru e Bolívia.

O aumento do número de mortos se deu pela descoberta de um corpo na estrada que une Iquique (1.640 km ao norte da capital Santiago), a outras cidades do interior chileno. Na noite desta segunda-feira, o Ministério chileno do Interior havia informado a morte de oito pessoas em desabamentos registrados na região.

Em São Paulo, foram afetados bairros como Perdizes, Higienópolis, Pinheiros e Vila Madalena, Parada de Taipas e São Domingos. Leitores da Folha Online avisaram a redação sobre a ocorrência de tremores em outras localidades, como na região de Marília (444 km a noroeste de São Paulo).

Peru

Na madrugada desta terça-feira, um terremoto de 5 graus na escala Richter atingiu várias cidades na região sul do Peru, horas depois do tremor que atingiu a zona fronteiriça desse país com Chile e Bolívia, informou o Instituto Geofísico peruano.

O terremoto foi sentido na cidade de Ica (300 km ao sul de Lima), e nas cidades vizinhas de Chincha, Cañete e Pisco. Não está claro se esse sismo é uma réplica [tremores secundários de menor intensidade que acontecem depois de um terremoto] do ocorrido no Chile, nesta segunda-feira.

O epicentro do terremoto, registrado às 4h29 (2h29 de Brasília), foi localizado no oceano Pacífico, a 55 km sudoeste de Ica, a uma profundidade de 36 km, segundo comunicado do instituto.

Terremoto

Segundo o Departamento de Emergências do Ministério do Interior, que fica em Santiago, capital chilena, o tremor, ocorrido às 18h48 locais [19h48 de Brasília] nas cidades de Iquique e Arica, no norte do país, atingiu 7,9 graus na escala Richter e 110 km de profundidade.

De acordo com a escala de Mercalli, que mede os efeitos do terremoto nas pessoas, no Chile, o terremoto teve uma magnitude de 10 a 11.

Em São Paulo, a magnitude foi de 2 a 3. Tremores de magnitude 2 só são percebidos em locais altos e por quem está em repouso.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Reflexo de terremoto no Chile assusta brasileiros

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos no Brasil
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página