Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2005 - 09h04

Bento 16 quer reunir bispos africanos em novo encontro

Publicidade

da EFE, na Cidade do Vaticano

O papa Bento 16 anunciou nesta quarta-feira que pensa em convocar um novo Sínodo dos Bispos para a África com o objetivo de consolidar a presença da igreja nesse continente e promover a paz em todo o território.

Tony Gentile/Reuters
Papa Bento 16 quer reunir bispos africanos em sínodo
Bento 16 fez esse anúncio durante a audiência pública das quartas-feiras, que aconteceu na praça São Pedro (Vaticano) na presença de milhares de fiéis.

Nestes dias, está reunido no Vaticano o Conselho Especial para a África do Sínodo dos Bispos. Durante a audiência pública, o papa cumprimentou os religiosos africanos, e aproveitou para confirmar a convocação desse encontro de prelados, sugerido em novembro passado por João Paulo 2º.

"Confirmando o decidido pelo meu venerado antecessor [referindo-se a João Paulo 2º], desejo anunciar minha intenção de convocar a segunda Assembléia Especial para a África do Sínodo dos Bispos", disse o sumo pontífice, entre aplausos dedicados a Karol Wojtyla.

Bento 16 não indicou a data, mas disse acreditar que o encontro "marcará um novo impulso no continente africano para a evangelização, a consolidação e o crescimento da igreja e a promoção da reconciliação e da paz".

O primeiro Sínodo dos Bispos para a África foi realizado em 1994 e, entre outros aspectos, serviu para denunciar a dramática situação de inúmeros países do continente africano, assolados pelas guerras e epidemias como a Aids, e prejudicados pelo peso da dívida externa.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre Bento 16
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa Bento 16
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página