Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2005 - 20h58

Gravação terrorista na internet diz que Exército iraquiano é inimigo

Publicidade

da Folha Online

Uma gravação divulgada nesta terça-feira na internet --que supostamente reproduz a voz do jordaniano Abu Musab al Zarqawi, líder da rede terrorista Al Qaeda no Iraque [ligada a Osama bin Laden]-- diz que o Exército iraquiano é tão inimigo quanto os Estados Unidos.

Na fita, a voz que seria de Al Zarqawi pede que o Exército deveria deixar de lado os apelos para que o grupo deixe a insurgência em favor de um diálogo pacífico com o governo iraquiano e os EUA.

Aparentemente, a gravação pretendia desencorajar os grupos rebeldes iraquianos a manter conversas com o governo do país. O interlocutor disse ainda que o grupo irá lutar "até o fim".

"Alguns querem a jihad no Iraque termine", afirmou o interlocutor. "Deus ordenou que nós lutemos contra os que não têm fé (...) Nós achamos que a nação está comprometida com o pecado por não apoiar os mujahidins [guerreiros]".

Al Zarqawi disse também que os EUA começaram a falar em negociações para dar fim ao conflito antes que a Al Qaeda "humilhe" as forças americanas no campo de batalha.

A voz também anunciou a formação de um novo grupo terrorista, chamado Omar Corps, que visa combater a Badr Brigade --milícia do partido xiita, o maior do país.

Os ataques do grupo de Al Zarqawi contra xiitas --que representam cerca de 60% da população de 26 milhões de iraquianos-- fez crescer o medo de que a nação pudesse entrar em guerra civil.

Não foi possível determinar se a voz era de fato de Al Zarqawi, nem quando a gravação foi postada na internet. No entanto, o interlocutor se referia a operações recentes do Exército americano no Iraque.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Abu Musab Al Zarqawi
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda no Iraque

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página