Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2005 - 16h45

Após passagem de Dennis, novo ciclone se aproxima do Caribe

Publicidade

da Folha Online

Após a passagem do furacão Dennis ---que deixou 22 mortos --pelo Caribe, o quinto ciclone da temporada ganha força nesta segunda-feira no Atlântico Central, informou o Instituto de Metereologia de Cuba (IMC).

A tempestade tropical, com ventos de até 50 km/h, pode se tornar ciclone entre esta segunda-feira e esta terça-feira, segundo o Centro Nacional Furacões de Miami (CNH, na sigla em inglês).

"Este sistema, no momento, não oferece perigo a Cuba", diz o comunicado do IMC.

O furacão Dennis --que agora se tornou tempestade tropical com fortes chuvas e se move sobre o Mississipi (sul) --deixou dez mortos e cerca de 80 mil casas danificadas em sua passagem por Cuba, além de destruir plantações e causar estragos no sistema de eletricidade do país.

Dennis foi o quarto ciclone o primeiro furacão da temporada -- que vai de 01 de junho a 30 de novembro--- que os especialistas avaliam como "muito ativa" e deve ter a ocorrência de pelo menos 13 fenômenos deste tipo, que podem voltar a atingir Cuba.

A passagem do furacão matou dez pessoas em Cuba, 11 no Haiti e uma na Jamaica. Ao chegar à costa dos Estados Unidos, na tarde deste domingo (10), na região de Pensacola (Flórida), Dennis perdeu força e virou tempestade tropical, provocando danos menores que os esperados.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Dennis
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página