Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2005 - 22h20

Furacão Emily deve ganhar força antes de atingir costa do México

Publicidade

da Folha Online

O furacão Emily, que já causou a morte de ao menos dez pessoas, deve ganhar força à medida em que se aproxima da costa mexicana, anunciou nesta terça-feira o Centro Nacional de Furacões [NCH, na sigla em inglês).

Nesta terça-feira, o centro do furacão se encontrava a cerca de 230 km ao leste de La Pesca (México) e a 260 km ao sudeste de Brownsville (Texas), indicou o instituto, que tem sede em Miami.

Emily se movimenta em direção ao oeste-noroeste a cerca de 19 km por hora e deve seguir nessa direção até a meia-noite desta terça-feira ou a manhã desta quarta, quando estará próximo da costa nordeste do México.

O ciclone, que aumentou para a categoria 2 da escala Saffir-Simpson, que vai até 5, causa ventos de até 160 km por hora com rajadas mais fortes e deve continuar ganhando força.

Nas próximas 12 horas, Emily deve alcançar a categoria 3, antes de afetar a costa mexicana. Os ventos se estendem a 85 km no centro do furacão e alcançam um raio de até 240 km desde seu centro.

Mortes

Durante o fim de semana, Emily causou a morte de cinco pessoas na Jamaica.

O furacão atingiu a península de Yucatán (México) na manhã desta segunda-feira, provocando a retirada de milhares de turistas e residentes locais da costa, principalmente em Cancún, Cozumel e Playa del Carmen.

A tempestade atingiu hotéis e casas, derrubou árvores e deixou várias áreas sem energia elétrica.

Depois de atingir o golfo do México, Emily deve seguir para o Texas. Um total de 225 soldados da guarda texana está em alerta na região sul, caso seja necessário auxiliar os civis durante a passagem do furacão, informou Kathy Walt, porta-voz do governador Rick Perry.

Devido à natureza imprevisível dos furacões, Carlos Acevedo, diretor de Comunicações de Emergência do Condado de Cameron, no sul do Texas, afirmou que muitos moradores da região estão estocando água e comida, isolando janelas e retirando qualquer tipo de escombro e lixo que, por causa da força dos ventos, podem ser lançados contra veículos ou casas.

Vários turistas que estavam na ilha texana South Padre (golfo do México) saíram do local nesta segunda-feira mas, segundo as autoridades, cerca de 10 mil ainda permanecem na área.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Emily


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página