Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2005 - 09h11

Atentado suicida mata 10 em centro de recrutamento do Iraque

Publicidade

da Folha Online

Ao menos dez pessoas morreram em um ataque suicida ocorrido nesta quarta-feira, em uma base de recrutamento do Exército iraquiano instalada no antigo aeroporto de Muthanna, na capital Bagdá. O agressor detonou um cinto cheio de explosivos na entrada do centro. Outras 21 pessoas ficaram feridas, segundo as autoridades.

O centro de recrutamento foi atingido várias vezes nos últimos meses. O último ataque, realizado no último dia 10, matou 25 pessoas e feriu outras 47.

O aumento da violência no Iraque começou a provocar uma paralisação no processo democrático que ocorre no país. Nesta quarta-feira, parlamentares sunitas suspenderam nesta quarta-feira sua participação no comitê que vai redigir a nova Constituição iraquiana, que deve ser entregue em 15 de agosto próximo, por causa do assassinato de três de seus colegas ontem.

Até o final deste ano, as autoridades iraquianas devem realizar novas eleições, completando o processo político de estabilização de um novo governo no país. Essa determinação foi estipulada pela ONU (Organização das Nações Unidas), por meio da resolução 1546.

Antes da morte dos parlamentares sunitas, ocorrida ontem, outros dois políticos já tinham interrompido a sua participação no processo de desenvolvimento de uma nova Constituição. Os 12 membros restantes vão suspender sua participação, até que os líderes sunitas decidam sobre a permanência no grupo.

Oleoduto

Na manhã desta quarta-feira, uma explosão atingiu um oleoduto localizado a 15 quilômetros de Samarra (norte), que liga duas refinarias localizadas em Beiji (também ao norte) e Bagdá. O oleoduto abastecia somente a rede doméstica do Iraque.

Na noite de ontem, rebeldes atacaram um depósito de petróleo, localizado a 40 quilômetros de Bagdá.

Os ataques causaram quedas de energia, e mais de 6,5 milhões de pessoas que residem na capital ficaram sem eletricidade.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  • Leia o que já foi publicado sobre a Constituição iraquiana
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página