Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2005 - 11h48

Polícia britânica faz megaoperação em Londres e prende cinco

Publicidade

da Folha Online

A polícia britânica fez nesta sexta-feira uma megaoperação em várias partes de Londres, o que teria resultado na detenção de cinco pessoas --entre elas três suspeitos que podem estar envolvidos nos atentados ocorridos no última dia 21 na cidade. A operação começou por volta das 11h [7h de Brasília].

Em Notting Hill (oeste de Londres), policiais prenderam três homens que podem estar diretamente ligados às explosões do dia 21. Dois apartamentos foram invadidos por agentes nessa região: dois suspeitos foram presos em um mesmo local, e o terceiro em um outro endereço próximo.

Policiais ainda procuram três dos quatro suspeitos de terem participado das ações do dia 21, que atingiram as estações de metrô Warren Street(centro), Oval (sul), e Shepherd's Bush (oeste), além de um ônibus de dois andares que trafegava pela Hackney Road (leste).

Segundo o site do jornal britânico "The Times", ao menos dois dos três suspeitos de terem participado dos ataques do último dia 21 --que ainda não foram capturados-- estão detidos. Essa informação também não foi confirmada oficialmente.

Nesta quarta-feira, a polícia britânica prendeu Yasin Hassan Omar, 24, suspeito de ter tentado explodir uma bomba em Warren Street. Omar teria vindo da Somália para o Reino Unido quando criança.

Do grupo responsável pelos ataques do dia 21, apenas mais um suspeito foi reconhecido: Muktar Said Ibrahim, 27, que pode ter sido o autor da explosão no ônibus na Hackney Road. Ele ainda não foi encontrado. A polícia britânica ainda não tem os nomes dos outros dois suspeitos.

Ontem, policiais prenderam mais nove pessoas na região sul de Londres que, segundo testemunhas, têm ascendência argelina ou paquistanesa.

Metrô

Paralelo à ação policial em Notting Hill, agentes prenderam duas pessoas na estação de metrô de Liverpool Street (centro de Londres) e encontraram um "pacote suspeito".

O metrô foi reaberto para o público uma hora depois. A polícia confirmou as prisões e afirmou que as pessoas detidas são duas mulheres.

Testemunhas disseram que policiais cercaram a área rapidamente, e retiraram todos os passageiros da estação. Agentes chegaram a dizer que iriam conduzir uma explosão controlada na estação, mas essa informação também não foi confirmada oficialmente.

Nos atentados ocorridos em Londres no dia 7 passado, que mataram 52 pessoas --além dos quatro autores da ação, a estação de Liverpool Street foi uma das atingidas pelas bombas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Suspeito de atentados do dia 7 em Londres é preso na África

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados na Europa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página