Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2005 - 22h18

Ataques em Londres não aumentaram discriminação racial, diz pesquisa

Publicidade

da Folha Online

Uma pesquisa realizada pelo instituto Mori para a rede de informações britânica BBC, divulgada nesta quarta-feira, indica que os ataques ao sistema de transportes de Londres, ocorridos no dia 7 de julho, não causaram o aumento da discriminação racial entre a população.

Segundo o estudo, a maioria dos britânicos diz acreditar que o multiculturalismo torna o Reino Unido um país melhor. No entanto, 32% afirmam que ele "ameaça o estilo de vida britânico" e 54% dizem que "partes do país não parecem pertencer ao Reino Unido devido à imigração".

A grande maioria dos muçulmanos --89% -- afirmou sentir orgulho quando times britânicos têm uma boa performance em competições internacionais --número próximo do registrado entre os britânicos.

"A pesquisa aponta que, apesar de 7/7, a maioria dos britânicos e dos muçulmanos que vivem no Reino Unido dividem um nível comum de ligação com o país e com suas instituições, e são muito tolerantes uns com os outros, ao contrário do que a mídia reportou após os ataques", afirma Ben Page, diretor do Instituto de pesquisa Mori.

"A maioria apóia a expulsão daqueles que promovem o terror, mas ambos os grupos estão divididos a respeito de medidas que influenciam as liberdades individuais, adotadas após 7/7, como julgamento sem júri e detenção sem julgamento", diz Page.

No estudo, foram entrevistadas 1.004 pessoas no Reino Unido. Uma pesquisa paralela com 204 britânicos de origem muçulmana foi realizada para comparação.

Terror

Shami Chakrabarti, diretor do grupo de direitos humanos Liberty, afirmou que a pesquisa mostra que os terroristas "não representam o Reino Unido".

O chefe do Conselho Muçulmano do Reino Unido, Iqbal Sacranie, afirmou que, apesar do resultado parecer positivo, o crescimento recente dos ataques no Reino Unido demonstram que o país não pode ser complacente.

"Juntos, todos nós ---a polícia, o governo-- temos que olhar essa questão de maneira bastante pragmática", afirmou.

"Há uma questão de criminalidade que existe-- não quer dizer que toda uma comunidade deva ser denegrida ou malvista", acrescentou

Entre os muçulmanos, 87% disseram que o multiculturalismo melhora a sociedade britânica, mas apenas 28% disseram acreditar que pessoas que migram para o Reino Unido devam adotar a cultura e os valores britânicos.

Segundo a pesquisa, 74% dos muçulmanos acreditam que o Reino Unido deveria deportar estrangeiros que encorajam o terrorismo --contra 91% da população como um todo.

Os dois grupos rejeitaram a sugestão de que a política de incentivo ao multiculturalismo teria falhado e deveria ser abandonada.

Com BBC

Especial
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre discriminação racial
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página