Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2005 - 12h01

Falta de recursos naturais deu lugar a tecnologia em Israel

Publicidade

EMÍLIA BERTOLLI
da Folha Online

O Estado de Israel, que abriga ao menos 6 milhões de pessoas, é um dos países mais desenvolvidos do Oriente Médio, a começar por sua economia: o país é líder de exportação de diamantes, equipamentos de alta tecnologia, e alimentos, como frutas e vegetais.

Entretanto, depende da importação de petróleo, alimentos (grãos) e equipamento militar.

Apesar dos recursos naturais limitados, como a falta de água, Israel tem uma indústria e uma agricultura bastante desenvolvidas.

Mas além de todo esse desenvolvimento, a economia israelense conta com a ajuda dos Estados Unidos, que provê vários empréstimos ao país. A maioria da dívida israelense está sob o controle dos EUA.

História

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a ONU (Organização das Nações Unidas) dividiu essa região do Oriente Médio --onde está hoje Israel e os territórios palestinos-- em duas áreas, destinadas a israelenses e árabes, que não concordaram com a divisão, e partiram para "guerras".

O conflito árabe-israelense, também chamada pelos israelenses de Guerra da Independência (1947-1949), pôs fim às tensões em ambos os lados, e o Estado de Israel foi criado em 1948.

Em 1967, na Guerra dos Seis Dias, Israel tomou o controle das regiões de Gaza e da Cisjordânia --que devem fazer parte do futuro Estado palestino-- e também das colinas do Golã, na Síria.

O governo israelense faz, agora, a retirada das 21 colônias que estão em Gaza, removendo 8.000 colonos judeus que moram na região, além de cem famílias (cerca de 500 pessoas) que serão retiradas da Cisjordânia. Cerca de 230 mil colonos permanecerão na Cisjordânia.

Nome: Estado de Israel

Capital: Jerusalém, é a capital nacional e sede do governo, e Tel Aviv, considerada por organismos internacionais a capital do país

Divisão: seis distritos

População: 6.271, 883 [o número inclui os 240 mil colonos judeus na Cisjordânia e os 20 mil israelenses que ocupam as colinas do Golã na Síria]

Área: 20.770 km²

Idioma: hebraico (oficial), árabe, inglês, francês, sefardita, alemão, russo

Moeda: shekel novo

Forma de governo: república parlamentarista

Posição no IDH: 22º [o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU mede o desenvolvimento do país com base na expectativa de vida, no nível educacional e na renda per capita. A Noruega lidera a lista, e o Brasil está na 72ª posição]

PIB (total de riquezas produzidas): US$ 129 bilhões (estimativa de 2004)

Renda "per capita" anual: US$ 20,8 mil (estimativa de 2004)

Internautas: 2 milhões

Analfabetismo: 4,6%

População abaixo da linha da pobreza: 18% (estimativa de 2001)

Fontes: CIA Factbook e Ministério das Relações Exteriores de Israel

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre protestos contra o plano de retirada
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página