Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2005 - 09h52

Israel retoma retirada de assentamentos de Gaza

Publicidade

da Folha Online

Forças israelenses retomaram neste domingo a retirada de colonos judeus de assentamentos em Gaza. De acordo com o jornal israelense "Haaretz", hoje, os israelenses devem completar a retirada de mais seis colônias da faixa de Gaza.

Comandantes israelenses disseram esperar a retirada de dezenas de famílias de colonos após as rezas da tarde, sem enfrentar problemas com centenas de jovens radicais. Mais de 85% dos colonos já saíram dos 21 assentamentos, mas o Exército ainda enfrenta resistência.

Goran Tomasevic/Reuters
Colono põe fogo em barricada para tentar conter soldados
A operação de retirada, após o shabat [dia de descanso dos judeus, que se inicia ao pôr-do-sol da sexta-feira e termina no anoitecer do sábado], não teve um recomeço tranqüilo. Manifestantes do assentamento de Katif fizeram barricadas com feno, pneus e ferro-velho em que atearam fogo para dificultar a entrada de soldados.

O assentamento foi fundado há 20 anos. A maior parte de seus 330 habitantes se dedicava à agricultura em estufas e à indústria.

Soldados também foram até os assentamentos de Atzmona, Slav e Dugit, perto de Katif, onde estão os últimos colonos judeus do bloco de Gush Katif. Forças de segurança israelenses disseram esperar que a área seja completamente esvaziada até o fim do dia.

Soldados entraram também nos assentamentos de Elei Sinai e Nissanit, no norte de Gaza, para remover famílias que permaneceram no local mesmo depois do prazo ter expirado na última quarta-feira (17).

O Exército planeja ir ao assentamento de Netzarim nesta segunda-feira (22) para completar a retirada de Gaza. Apesar das negociações entre militares e líderes judeus, os colonos se recusam a sair voluntariamente do local.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Artigo: Desengajamento e paz
  • Artigo: A retirada israelense de Gaza

    Especial
  • Acompanhe mapa da desocupação
  • Leia cobertura completa sobre a retirada de Gaza
  • Leia o que já foi publicado sobre o plano de retirada
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página