Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2005 - 20h32

Palestinos comemoram saída israelense da faixa de Gaza

Publicidade

da Folha Online

Dezenas de milhares de palestinos e militantes do grupo extremista Hamas celebraram nesta segunda-feira a saída dos últimos colonos judeus da faixa de Gaza. Os militantes prometeram continuar a luta contra Israel até a desocupação de todo o território palestino.

"Hoje nós celebramos Gaza e amanhã, a Cisjordânia", gritavam os manifestantes que se aglomeraram na cidade de Gaza. Muitos acenavam com bandeiras palestinas ou do Hamas, enquanto fogos de artifício eram lançados.

EFE
Palestinos comemorarm retirada israelense de Gaza
Segundo organizadores, 40 mil pessoas participaram da celebração -- a maior comemoração palestina desde o início da retirada israelense, no último dia 15. Cerca de 8 mil colonos judeus dividiam a região com mais de 1 milhão de palestinos.

"Nós viemos aqui para celebrar a vitória", afirmou Ismail Haniyah, um dos líderes do Hamas, à multidão.

Armas

Israel anunciou, pouco antes, que havia completado a retirada de todos os assentamentos judaicos em Gaza, em um passo em direção ao fim, após 38 anos, da ocupação israelense dos territórios que os palestinos querem transformar em Estado independente.

Haniyah afirmou, no entanto, que o Hamas --que prega a destruição de Israel-- não pretende abandonar as armas depois da retirada israelense.

"Nossas armas não estão abertas à discussão", afirmou Haniyah. "As armas da resistência libertaram nossa terra e continuarão a marcha da libertação. A verdade é que a resistência ganhou", afirmou.

Alguns dos manifestantes entoavam gritos de guerra que diziam: "Quando há ataques por toda a parte, os soldados ficam com medo".

"Gaza será o primeiro tijolo da construção de um Estado palestino, com Jerusalém como capital", disse Haniyah.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre a retirada de Gaza
  • Leia o que já foi publicado sobre o plano de retirada
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página