Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2005 - 07h43

"Homem do piano" sofreu episódio psicótico, diz advogado

Publicidade

da EFE, em Londres

O "homem do piano" --um suposto pianista que foi encontrado com amnésia em Kent (Reino Unido), em abril último-- sofreu um episódio psicótico durante os meses em que permaneceu em silêncio internado em um hospital, informou seu advogado, Christian Baumann, nesta quinta-feira.

Na semana passada, Andreas Grassl, 20, o misterioso jovem que se comunicava utilizando música, quebrou seu silêncio e disse a uma enfermeira que era alemão e que tinha viajado ao Reino Unido depois de perder seu emprego em Paris.

Estas revelações levaram a pensar que talvez o jovem estivesse fingindo durante todo o tempo.

No entanto, Baumann disse que o silêncio de seu cliente "não pretendia ser uma enganação deliberada", mas que ele "estava sofrendo de um episódio psicótico, parte de uma doença psicótica".

De acordo com especialistas em saúde, pessoas que experimentam este tipo de episódios perdem contato com a realidade e freqüentemente sofrem alucinações.

Baumann acrescentou que Grassl sofria de depressão grave quando foi encontrado no litoral inglês em 7 de abril último, sem documentação alguma e sem dizer nenhuma palavra, e que não fingiu durante os quatro meses que passou em silêncio.

Homossexualismo

Por outro lado, o jornal britânico "The Independent" publica nesta quinta-feira declarações de uma amiga de Grassl em que garante que ele contou que deixava sua cidade natal devido a seu homossexualidade.

Dana Shano, 20, e ex-colega de turma de Grassl na escola, considera o jovem como "alguém diferente", com um pequeno grupo de amigos.

"Eu era parte de seu grupo --declara-- e éramos um pouco diferentes dos outros. Não falávamos das coisas freqüentes das que as pessoas de nosso país falam".

Shano explica que o "homem do piano" escrevia no jornal local sobre cinema, música pop e temas de jovens, e que esperava que sua recente bolsa de estudos na renomada rádio alemã Bayern 3 abrisse as portas para uma carreira jornalística.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o "homem do piano"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página