Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2000 - 12h17

Madeleine Albright quer uma mulher como presidente dos EUA

Publicidade

da Folha Online

De forma bastante pessoal, Madeleine Albright tem usado sua posição como secretária de Estado dos EUA para promover a idéia de ter a presença de mulheres em cargos de alta direção. Ela agora promete fazer tudo o que puder para ajudar as mulheres a conseguirem chegar à Presidência dos EUA.

Enquanto Madeleine Albright aparece como candidata natural para a Presidência, ela está sendo barrada pela Constituição norte-americana por ter nascido fora do país. Por essa razão ela diz que a Presidência dos EUA nem passa por sua cabeça.

Mas, na segunda-feira (18), ela disse que acreditava que os norte-americanos nascidos fora dos EUA deveriam ter a oportunidade de ocupar o cargo máximo do país, e defendeu mais uma vez a posição das mulheres. "Mulheres em todas as partes do mundo deveriam ter esse direito".

Madeleine Albright nasceu em Praga, em 1937. Seu nome completo é Marie Korbelova. Seu pai, que era diplomata da República Tcheca, levou a família para a Londres, quando a Alemanha deu início à Segunda Guerra Mundial.

Ela admirava a primeira-dama Eleanor Roosevelt, mas se tivesse de escolher um modelo, esse seria seu pai _e, como ele, começou sua carreira no departamento de polícia para estrangeiros.

Quando o presidente Bill Clinton escolheu Madeleine Albright com a primeira mulher a ser secretária de Estado dos Estados Unidos _depois de 63 homens_ a primeira coisa que ela disse foi que visitaria uma escola pública e leu uma história intitulada "Meninas podem fazer de tudo". As infromações são das agências internacionais.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página