Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2005 - 12h07

Milhares de pessoas participam de "guerra do tomate" na Espanha

Publicidade

da Folha Online

Cerca de 40 mil pessoas participaram nesta quarta-feira da "guerra do tomate" que caracteriza a tradicional festa da Tomatina, em Buñol, localidade próxima à Valência [Espanha].

Os improvisados "soldados" utilizaram 130 toneladas de tomates, que custaram à prefeitura a quantia de 25 mil euros [cerca de R$ 73 mil]. Não se registraram incidentes graves, com exceção de pessoas com pequenos cortes ou golpes.

Albert Gea/Reuters
Participantes da festa da Tomatina, na Espanha
Antes das 11h [6h da manhã em Brasília], milhares de participantes, incluindo muitos turistas, se concentravam na praça do povoado à espera do começo da festa.

Um rojão anunciou a chegada à praça de cinco caminhões carregados com os tomates. Logo as ruas de Buñol e as fachadas das casas ficaram cobertas de vermelho até que um outro foguete anunciou o fim da festa.

Com o fim da Tomatina, os participantes se lavaram utilizando os chuveiros disponibilizados pela prefeitura ou se atiraram ao rio da localidade.

A festa da Tomatina nasceu de uma batalha entre amigos na década de 40. A região de Valência é considerada a horta da Europa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Tomatina


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página