Mundo
01/09/2005 - 10h48

China retira 600 mil da costa devido a forte tempestade

Publicidade
da Folha Online

Ao menos 600 mil pessoas foram retiradas da costa sudeste da China nesta quinta-feira devido à aproximação do Talim. O tufão perdeu força ao chegar à costa chinesa, segundo o Observatório de Hong Kong, e já é classificado como uma tempestade tropical severa. Mesmo assim, seus ventos ainda têm poder destrutivo, e chegam a 117 km/h.

A tempestade se move para direção nordeste, a uma velocidade de 22 km/h.

Reuters
Homem fica ferido na Província de Fujian ao ser atingido por muro que caiu
Fortes ventos e chuvas forçaram o fechamento de escolas, rodovias e aeroportos nessa região da China. Redes de TV da Província de Fujian (sudeste) exibiram imagens de ondas com mais de dez metros de altura atingindo o quebra-mar do vilarejo de Ningde.

Autoridades de Fujian emitiram um aviso de alerta máximo, e retiraram 286 mil pessoas das áreas costeiras. Na Província de Zhejiang --também na costa, e próxima a Fujian-- quase 300 mil pessoas também foram removidas.

Taiwan

O Talim deixou a ilha de Taiwan na manhã desta quinta-feira, após ter provocado fortes tempestades na costa oeste. Um idoso morreu e outras 24 pessoas ficaram feridas.

Os danos materiais causados pela tempestade não foram muitos, e se limitaram à queda de árvores e placas nas ruas. Mesmo assim, escolas, estabelecimentos comerciais e mercados financeiros de Taiwan permaneceram fechados nesta quinta-feira.

A rede de TV CTI mostrou imagens da águas de um rio local invadindo uma ponte na região central de Taiwan, que foi recentemente construída em substituição a uma outra edificação que foi destruída na passagem de outros tufões.

Várias estradas tiveram seu tráfego interrompido devido a deslizamentos de terra e pedras das áreas montanhosas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tufões
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca