Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2005 - 21h09

Schröder é o político mais prestigiado na Alemanha, diz pesquisa

Publicidade

da EFE

O chanceler alemão, Gerhard Schröder, se transformou, a dez dias das eleições legislativas, no político mais prestigiado do país, segundo uma pesquisa do canal de televisão informativo NTV.

De acordo com a enquete, o chefe do Governo e candidato do Partido Social-Democrata (SPD) lidera a lista de políticos mais prestigiados, seguido pelo ministro de Relações Exteriores, Joschka Fischer, e pelo primeiro-ministro da Baixa Saxônia, o conservador Christian Wulf, que estão empatados em segundo.

Em comparação direta com a adversária conservadora nas eleições, Angela Merkel, cerca de 49% dos entrevistados disseram que preferem Schröder na Chancelaria, contra 31%.

O SPD já recuperou posições nas pesquisas após o debate televisivo entre Schröder e Merkel, no último domingo, e possui agora 34% --três pontos a mais que há uma semana. A oposição conservadora soma 41%.

Os liberais contariam com 6,5% da preferência dos eleitores, os Verdes 7% e a aliança de esquerda 8,5%.

Pesquisas

Apesar de Merkel permanecer na frente nas pesquisas, Schröder acredita que ainda pode subir outros quatro pontos até 18 de setembro, dia do pleito. Com isso, chegaria a 38%, percentagem similar à que lhe deu a vitória em 2002.

As pesquisas indicam "movimento constante", argumenta Schröder, que reafirma que seu objetivo é conseguir que o SPD seja o partido mais votado e a manutenção da aliança com os Verdes no Governo.

Enquanto isso, Christoph Boehr, um dos vice-presidentes da CDU, confessou, em declarações que serão publicadas amanhã no jornal Handelsblatt, que o ceticismo está tomando conta de seu partido, e que muitos pensam que "tudo está indefinido".

"Talvez não haja uma clara maioria a favor de uma coalizão conservadora-liberal nesta sociedade", diz Boehr na entrevista.


Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições na Alemanha
  • Leia o que já foi publicado sobre Gerard Schröder
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página