Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2005 - 16h36

Novo responsável pela operação Katrina também atuou em 11/9

Publicidade

da EFE, em Washington

O vice-almirante Thad Allen, 56, designado como o principal responsável das tarefas de emergência relacionadas ao furacão Katrina, é especialista em emergências. Ele teve um papel ativo após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Allen, chefe de pessoal do Serviço de Guarda Costeira desde 2002, substituiu Michael Brown, diretor da Fema (Agência Federal de Gestão de Emergências), nas operações. Brown foi criticado por sua falta de experiência para enfrentar o desastre que atingiu os Estados da Louisiana, Mississippi e Alabama.

Licenciado em administração pública da Universidade George Washington, Allen era comandante de operações do Serviço de Guarda Costeira na zona oriental das Montanhas Rochosas em 11 de setembro de 2001, quando Nova York e Washington foram alvos do pior ataque terrorista da história dos Estados Unidos.

Allen foi responsável por garantir a realização das operações de navios, aviões e pessoal, que participavam então do resgate de vítimas. Além disso, o novo responsável da operação Katrina participou da direção de trabalhos de resgate em desastres naturais registrados no Caribe.

Allen esteve a cargo das operações do Serviço de Guarda Costeira nos estados americanos da Carolina do Sul, Geórgia, parte da Flórida e Caribe.

O secretário de Segurança Nacional, Michael Chertoff, nomeou Allen na segunda-feira passada como "encarregado especial nas tarefas de ajuda". Nesta sexta-feira, ele foi designado o principal responsável das missões de emergência.

Segundo Chertoff, Allen "está fazendo um trabalho excepcional. Tem todo meu apoio no trabalho que tem pela frente".

Allen deverá trabalhar lado a lado com o general Russel Honoré, encarregado das forças militares que participam das tarefas de ajuda, principalmente em Nova Orleans, a cidade mais atingida pelo furacão.

Também licenciado em administração no Instituto Tecnológico de Massachusetts, Allen se graduou na Academia do Serviço de Guarda Costeira, em 1971, e foi diretor de recursos do órgão durante a gestão do almirante James Loy, atual subsecretário de Segurança Nacional.

Como especialista em assuntos ambientais, uma de suas tarefas principais será conter e eliminar os enormes vazamentos de petróleo causados pelo Katrina, disse Chertoff.

O Serviço de Guarda Costeira é a instituição mais bem organizada e preparada para reagir diante de um furacão, disse a senadora San Collins, presidente do comitê que supervisiona as funções do Departamento de Segurança Nacional, ao qual agora pertence este serviço.

"O vice-almirante That Allen é a melhor escolha", disse a senadora republicana.

Leia mais
  • Autoridades priorizam coleta de mortos em Nova Orleans
  • Número de mortos em Nova Orleans pode ter sido superestimado

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o furacão Katrina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página