Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2005 - 08h39

Furacão Ophelia provoca retirada de quase 4.000 de ilha dos EUA

Publicidade

da Folha Online

O furacão Ophelia, que pode atingir a Costa Leste dos EUA na noite desta segunda-feira, provocou a retirada de 3.000 turistas e 800 residentes da ilha de Ocracoke, na Carolina do Norte, um dos primeiros Estados que devem ser afetados pelos fortes ventos e tempestades.

Esse é o primeiro aviso de furacão após a passagem do Katrina, no final de agosto passado, quando fortes tempestades devastaram a cidade de Nova Orleans (Louisiana), e várias regiões do Estado do Mississippi, provocando centenas de mortes.

O governador da Carolina do Norte, Mike Easley, declarou estado de emergência no Estado, e colocou 200 homens da Guarda Nacional em alerta.

Na manhã desta segunda-feira, o Ophelia foi classificado pelo Centro Nacional de Furacões, em Miami, como um fenômeno na categoria 1 da escala Saffir-Simpson [que tem cinco gradações], com ventos sustentáveis de 120 km/h. Meteorologistas prevêem, por enquanto, que o furacão não deve ganhar mais força nas próximas horas.

Tempestades

"Fortes chuvas associadas ao Ophelia podem começar a afetar o nordeste da Carolina do Sul e o sudeste da Carolina do Norte ainda nesta segunda-feira ou terça-feira pela manhã", informou o boletim do Centro Nacional de Furacões, de Miami, divulgado hoje.

O furacão se move a uma velocidade de 5 km/h, e deve se dirigir a nordeste nas próximas 24 horas. O olho do Ophelia pode passar sobre a Carolina do Norte nesta quarta-feira.

Na manhã desta segunda-feira, o centro do furacão estava localizado a 464 quilômetros da Carolina do Norte.

Fenômeno

Furacão é um tipo de ciclone --nome genérico dado a ventos circulares, caracterizados por tempestades violentas, e que ocorrem em regiões tropicais e subtropicais.

O furacão se materializa como uma tempestade severa, que chega a ter 500 quilômetros de diâmetro, e pode durar dias. O fenômeno difere bastante do tornado --que também é um tipo de ciclone-- e tem como principais características a forma de "funil" e o diâmetro muito menor: ocupa no máximo a área de dois quarteirões, e dura cerca de uma hora.

Nos furacões do hemisfério Sul, o vento gira em sentido horário; nos do hemisfério Norte, em anti-horário. No sudeste asiático, o mesmo fenômeno é chamado de tufão.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o furacão Katrina
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Katrina
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Ophelia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página