Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2005 - 07h46

Reino Unido detém sete estrangeiros por representarem "ameaça"

Publicidade

da EFE, em Londres

Sete estrangeiros foram detidos nesta quinta-feira nas cidades de Londres e Manchester (norte da Inglaterra) para sua possível deportação, por representarem uma "ameaça para a segurança nacional", segundo informou o Ministério britânico do Interior.

O ministro do Interior Charles Clarke ordenou as detenções com os poderes que lhe outorga uma legislação que lhe permite decidir a detenção e a deportação de suspeitos, em resposta à ameaça terrorista vivida no Reino Unido.

"Podemos confirmar a detenção de sete indivíduos em virtude dos poderes do ministro para deportar pessoas cuja presença no país não traz nenhum bem e é uma ameaça à segurança nacional", disse uma fonte do Ministério.

Para justificar as detenções, Clarke invocou uma lei de Imigração de 1971 que lhe permite deter estrangeiros para sua possível deportação sem necessidade de acusá-los, e que recentemente foi reformada para incluir pessoas que incitem ao terrorismo oralmente, por escrito ou mediante uma página de internet.

Segundo fontes policiais, seis dos suspeitos foram capturados no começo da manhã em Londres e o sétimo, em Manchester. Todos foram levados a dependências penitenciárias.

As detenções acontecem no mesmo dia em que Charles Clarke deve anunciar novas medidas antiterroristas em resposta aos atentados de 7 de julho passado contra sistemas de transporte público de Londres, que mataram 52 pessoas, além dos quatro suicidas autores dos ataques.

Essas medidas podem incluir ampliar os poderes da polícia para reter por mais tempo, sem necessidade de acusar formalmente os suspeitos de terrorismo.

Atualmente as autoridades podem deter os suspeitos durante 14 dias, mas o ministro quer estender esse prazo para três meses, apesar das reservas das organizações de direitos humanos.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados na Europa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página