Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2005 - 08h25

Mais fraco, Ophelia agora se dirige para o Canadá

Publicidade

da Folha Online

O furacão Ophelia foi novamente rebaixado à categoria de tempestade tropical nesta sexta-feira, e agora se dirige para o Canadá, após passar três dias na Costa Leste americana, onde provocou danos materiais em escala bem inferior ao que era esperado.

O Ophelia foi o primeiro furacão a passar pelos Estados Unidos após o Katrina --que chegou à região na categoria 5 da escala Saffir-Simpson-- e deixou um rastro de destruição no sul do país no fim de agosto último, matando mais de 700 pessoas, além de causar prejuízos da ordem de bilhões de dólares.

Moradores da costa da Carolina do Norte --principalmente das ilhas Outer Banks-- foram os mais afetados pelo Ophelia, que até ontem era um furacão na categoria 1 da escala Saffir-Simpson. O fenômeno, que trouxe fortes ventos na região, arrancou telhados e derrubou árvores.

O centro do furacão deve permanecer sobre as águas, mas as paredes de vento que circulam ao redor do olho do ciclone --que chegam a uma velocidade de 105 km/h-- ainda vão ficar sobre Outer Banks até o início da tarde desta sexta-feira, informou o Centro Nacional de Furacões, de Miami.

O governador da Carolina do Norte, Mike Easley, disse que "era difícil" fazer um balanço dos estragos provocados pelo Ophelia, que primeiro afetou o sudeste do Estado na terça-feira (13), e depois chegou ao norte.

Na noite desta quinta-feira, 12 mil casas e estabelecimentos comerciais estavam sem energia elétrica. Apesar disso, autoridades conseguiram restaurar a luz para mais de 150 mil moradores que tinham ficado sem eletricidade.

O Ophelia teria deixado duas vítimas na Costa Leste dos EUA. Na terça-feira, um surfista desapareceu na região costeira da Carolina do Sul. No dia seguinte (14), uma mulher de 19 anos morreu na cidade de Raleigh, quando estava trafegando por uma estrada local. Por causa das tempestades, seu carro derrapou e bateu nas árvores localizadas no acostamento.

Canadá

O Centro de Furacões do Canadá emitiu um alerta de tempestade tropical nesta sexta-feira, e deve atingir a costa da Nova Escócia após deixar os EUA.

De acordo com o boletim divulgado pelo centro de estudos canadense, é possível que a tempestade chegue à região com ventos entre 60 km/h e 90 km/h, que podem provocar a derrubada de árvores e a interrupção do sistema de fornecimento de energia elétrica.

É possível que a Nova Escócia sofra, neste sábado pela manhã, com fortes chuvas que podem atingir a região, causadas pela proximidade do Ophelia.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o furacão Katrina
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Ophelia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página