Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2005 - 16h59

Parlamento iraquiano aprova minuta da nova Constituição

Publicidade

da EFE, em Bagdá

O Parlamento iraquiano aprovou neste domingo a emenda da minuta da nova Constituição, que será submetida a plebiscito em 15 de outubro, informou o vice-presidente da Câmara, Hussein al-Sharistani.

Hussein al-Sharistani afirmou que após a votação da minuta constitucional já não poderão ser realizadas novas mudanças antes da consulta popular.

"Depois desta votação não há lugar para que qualquer setor [partidos políticos ou membros da Comissão Constitucional] exijam modificações", afirmou al-Sharistani.

O vice-presidente da Câmara explicou que o texto foi enviado à missão da ONU (Organização das Nações Unidas) no Iraque para que seja divulgado entre a população e disse que a sessão extraordinária de hoje foi utilizada, integralmente, na aprovação da Carta Magna.

"Serão impressos cinco milhões de exemplares para distribui-los a cinco milhões de famílias a fim de que conheçam o conteúdo do texto antes da consulta de 15 de outubro", disse o vice-presidente da Câmara.

Antes, al-Sharistani tinha anunciado que a minuta da nova Constituição foi entregue finalmente à ONU com cinco emendas de última hora propostas pelos sunitas.

A primeira versão teve o consenso da maioria curda e xiita, e era rejeitada pela comunidade sunita, que se sente marginalizada.

No entanto, os árabes sunitas conseguiram que no último momento fossem feitas algumas apreciações sobre questões conflituosas como o federalismo e a natureza árabe do país, embora não retiraram seu pedido de "não" na consulta.

O texto ficará cancelado se dois terços da população em três das Províncias do país votarem contra.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Constituição iraquiana
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página