Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2005 - 13h47

Bush diz que "não há condições" para volta de pessoas a Nova Orleans

Publicidade

da EFE, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, se mostrou nesta segunda-feira contrário a permitir o retorno imediato dos moradores de Nova Orleans (Louisiana), bastante atingida pela passagem do furacão Katrina em agosto último, como planeja o prefeito da cidade, Ray Nagin.

Após se reunir com o gabinete de Segurança Nacional, Bush afirmou que "persistem algumas preocupações" sobre a salubridade da área, e que ainda é necessário saber qual será a trajetória da tempestade tropical Rita, que se aproxima da Flórida, e pode atingir novamente a costa sul americana --incluindo a Louisiana e o Mississippi, que tiveram algumas de suas cidades devastadas pelo Katrina.

"Há uma profunda preocupação em minha administração com o rumo a ser tomado por Rita, que é uma tempestade que poderia causar mais danos em Nova Orleans", disse o presidente americano.

O prefeito "Ray Nagin tem o sonho de que sua cidade reviva, e nós também queremos que Nova Orleans volte à vida, mas a realidade é a realidade".

Bush disse que, "neste momento, minha administração acha que não há as condições para se permitir o retorno de moradores", acrescentando que "a cidade precisa voltar a emergir, mas é uma questão de tempo".

Rita

O governador da Flórida, Jeb Bush, declarou estado de emergência local, dando às autoridades do Estado o direito de promover retiradas e ativar a Guarda Nacional.

O Rita deve atingir nesta terça-feira as ilhas de Flórida Keys --de onde foram retiradas 40 mil pessoas-- na costa da Flórida, e também Cuba, que ativou o seu sistema de Defesa Civil, e colocou seis Províncias do norte sob o alerta de ciclone.

Na manhã desta segunda-feira, o Rita estava localizado a 380 quilômetros a sudeste de Nassau, nas Bahamas, e a 740 quilômetros de Key West. A tempestade se move a uma velocidade de 14,5 km/h, informou o centro.

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o furacão Katrina
  • Envie mensagens a brasileiros que vivem nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Katrina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página